As doenças auto-imunes são processos patológicos em que o sistema imune ataca as próprias células e nos doentes. A incidência deste tipo de doenças foi multiplicado por três, nas últimas décadas. A artrite reumatóide, diabetes tipo I, a psoríase ou o hipotiroidismo são cada vez mais comuns.


As causas podem estar em uma alteração da microbiota intestinal, que podemos reforçar através de uma alimentação correta.


Melhorar as defesas


O que comer, se você tem uma auto-imune


De todos os alimentos que nos proporcionam saúde, vamos ter grandes expectativas sobre tudo para aqueles que, pelo seu potencial efeito anti-inflamatório possam ser úteis na modulação da inflamação.


Também são importantes os alimentos que atuam restaurando a flora intestinal danificada, bem como aqueles que possam nos ajudar a modular alguns sintomas como a depressão, a ansiedade ou a fadiga.


Muito nutritivas



  1. A algas verdes e azuis, como a spirulina e chlorella, aumentam a quantidade de lactobacillus e bifidobactérias no trato digestivo.

  2. O açafrão pode ser útil para modular casos moderados de ansiedade e depressão. Seu princípio ativo, o safranal, pode modular as mudanças de humor, os estados de tristeza ou euforia, melancolia, apatia, alterações do sono. Também estimula a produção de serotonina e noradrenalina.

  3. Graças aos polifenóis, a canela reduz os níveis de glicose no sangue e melhora os de colesterol e triglicerídeos.

  4. O chucrute é couve fermentada em água e sal (salmoura), acompanhada às vezes de especiarias. Melhora a flora intestinal, restabelece o pH do intestino, melhora o processo digestivo e a absorção de nutrientes.

  5. O mais poderoso anti-inflamatório natural existente é a cúrcuma, o principal ingrediente do curry.

  6. O kefir é proveniente da fermentação do leite por bactérias e fungos. Existe kefir de leite, de água e de chá ou kombucha, e o seu efeito benéfico viria dado, porque ajuda a regeneração da flora intestinal, que foi danificada.

  7. O kimchi é uma receita coreana de legumes da marinada. Aconselha-Se por ser rica em probióticos.

  8. O gengibre tem sido usado tradicionalmente para a asma por seu efeito anti-inflamatório sobre a via aérea alérgica. Este efeito, causado pela supressão da resposta imune mediada por células Th2, poderia ser aplicado em muitas doenças auto-imunes.

  9. As nozes podem ser considerados como um produto natural “quase perfeito” por seu elevado nível de antioxidantes e proteínas. Além de ser fonte de ômega-3, um potente anti-inflamatório, as nozes são ricas em polifenóis, que podem ter efeitos benéficos sobre o câncer, as doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

  10. O resveratrol é um polifenol presente no vinho: branco (0,16 – 0,30 g/l) e tinto (2,5 g/l). Possui uma potente ação anti-inflamatória, antioxidante e anticancerígena.

  11. A tradicional sopa de miso japonesa é rica em probióticos.

  12. As sementes de chia e de linhaça têm um importante efeito anti-inflamatório e diminuem os níveis de proteína C reativa, devido a que são ricas em omega-3, muito especialmente as de linho.

  13. Um estudo realizado em 2011 na Universidade de Oregon, provou que um polifenol presente no chá verde (galato-3-galato) poderia modular o sistema imunitário, aumentando o número e a ação dos linfócitos T reguladores in vitro, através de um mecanismo epigenético.

Defesas eficazes


Evita os alimentos que são inimigos de sua imunidade


Uma dieta vegana fortalece a nossa imunidade. Mas se você não a seguir, tenha em conta as seguintes recomendações.


Reduz o consumo de açúcar refinado e farinha branca. E não os substitua por adoçantes artificiais (sacarina, sucralose, aspartame), pois não são saudáveis.


Dieta equilibrada


Também diminui o consumo de glúten. Estudos recentes parecem demonstrar que o glúten, por si só, é capaz de inflamar e ferir várias áreas do cérebro, o que pode favorecer doenças neurológicas como a ataxia, enxaquecas, polineuritis, epilepsia, síndrome de Tourette ou esclerose múltipla, além de outras doenças auto-imunes.


Evita os conservantes,corantes e produtos contaminados com pesticidas, fungicidas e herbicidas.


Também evite as gorduras trans e reduz as saturadas. Não consumas produtos transgênicos.


Comer de forma saudável


Se você não for vegano, reduz o consumo de carne vermelha e evite os produtos de carne (branca ou vermelha) processados. Os alimentos provenientes de animais que pastam em liberdade possuem uma relação mais equilibrada de ácidos graxos ômega-3 e 6.


Por outro lado, é preferível o peixe selvagem de viveiro, se não é de produção biológica. Como regra geral, evite as espécies maiores (atum, o imperador), pois estão mais contaminados com mercúrio, que é larga.


Reduz ou evita o consumo de produtos lácteos. Se optar por consumi-los, melhor que sejam de origem biológica.

13 alimentos que ajudam (e outros a evitar)
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